26 janeiro 2006
Temperatura Basal
Para quem ainda não conhece este precioso método auxiliar para avaliação da fertilidade... apresento o FertilityFriend. Como eu não faço controlo através de eco tenho que medir a temperatura basal para saber quando ovulo. Requer um pouquinho de paciência e disciplina mas depois de 16 meses de utilização já se tornou uma rotina. Ao longo dos meses pude verificar que apenas ovulei sem duvidas 2 vezes. Passo a explicar: o site indica uma ovulação inequívoca quando os sinais são concordantes. Quando há informações que se contradizem o gráfico apresenta uma linha tracejada. Eu tive algumas linhas tracejadas até conseguir a 1ª linha contínua que cuincidiu com o ciclo em que engravidamos.
A segunda linha contínua é esta:













O que acham? Bom, para quem ficou interessada no método seguem algumas dicas...

Utensílios obrigatórios:
> Termómetro digital (analógico também serve mas não é tão rigoroso);
> Computador com acesso à net (ou em último caso tabelinha em papel e lápis ou caneta à cabeceira)

Recomendações:
> Medir a temperatura diariamente;
> O termometro deve ser colocado pela manhã, antes de qualquer actividade (ainda na cama) e de preferência sempre à mesma hora (aos fins-de-semana quebro esta regra claro);
> De preferência a temperatura deve ser medida por via anal (mais fiável), e após um periodo de sono de pelos menos 6 horas.

Com este auxiliar podem ainda registar o muco cervical e os dias das relações... tudo controladinho ao pormenor ehehe!
 
nota da criolinha às 08:52 |


18 Comments:


At 26/1/06 9:24 da tarde, Anonymous Anónimo 

Já conhecia este site, mas ainda não tentei colocar lá asminhas temperaturas porque o tempo é tão pouco para estar em todos os lados que queriamos...
Mas mesmo assim vou tentar fazê-lo (só comecei a tirar as temperaturas desde Novembro)
Beijkinhas
Matilde

P.s.
Obrigada pelo teu apoio no meu blog e se tiveres ideias diz :)))

At 27/1/06 7:02 da manhã, Blogger Bunny 

Acho que....deves relaxar e mandar essa porra toda de termometros e afins passear...lol :)
Eu fiz o mesmo...é que tirar temperaturas às 4.30 da manha...vai la vai...

At 27/1/06 7:58 da manhã, Blogger sonia 

O meu médico está sempre a pedir-me as temperaturas, eu não lhe dou ouvidos ;)

At 27/1/06 10:07 da manhã, Blogger CC 

Eu também fui adepta frequente desse método. Dá uma olhadela aqui:
http://dolcevitaa.blogspot.com/2005_09_01_dolcevitaa_archive.html

Os meus posts de 7 e 8 de Setembro.

Sabes uma coisa? Engravidei na única semana em que não medi a temperatura basal. Estava de férias e estava completamente convencida que não iria ovular em Agosto, já que a altura da ovulação já deveria ter passado. Para teres uma ideia, tive a minha última menstruação a 1 de Agosto. Fui de férias a 23 de Agosto e até esse dia tive temperaturas normalíssimas. Engravidei algures entre o dia 23 e 27 de Agosto :-) Pensamento positivo e muito boa sorte!

At 27/1/06 10:41 da manhã, Blogger Nany 

Já conhecia o site mas nunca tinha dado por essa, às vezes penso que devo ser uma loira por dentro...só pode.
Tudo controladinho ao pormenosr, sim senhora, agora é só treinar nos dias certos ;)
Bjks e bom fim de semana

At 27/1/06 11:56 da manhã, Blogger Susy 

Obrigada!
P'ra próxima vou pensar nisso!(p'ra próxima leia-se assim k o Mr. Red. aparecer) [será k a Bunny vai cobrar direitos de autor?]
O médico disse k o Estúpido Mr.R. tinha k vir até 25 de Fev o máximo senão mandou-me tomar o provera ainda nem o comprei pra evitar tentações :(
mas olha k eu engravidei no 2.º mês do dufine e confesso k apesar de ter as temp. todas medidinhas não treinei mais em datas algumas e mm assim funcionou.
Jinhos
Susy

At 27/1/06 12:32 da tarde, Anonymous Anónimo 

miga preciso de ajuda no meu blog, passa por lá e vê o que aconteceu: aminha barra lateral desceu para o fundo da página. HELP
bjs Tuga

At 27/1/06 12:38 da tarde, Blogger Unknown 

Querida amiga,
Já usei esse método, já recorri ao fertility friend e constatei através de ecografia endovaginal e análises hormonais que nem sempre um bom gráfico significa q houve ovulação. Pelo menos no meu caso foi assim.
Mas osite está muito bem conseguido, sem dúvida! E ainda aprendi algumas coisas nas leituras q fiz por lá.
No fundo, acho que é um método a ter em conta, mas com algumas reservas...

Beijinhos bom fim de semana!
Alexandra

At 27/1/06 5:51 da tarde, Blogger Anna72 

Eu ainda não quis andar a controlar as temperaturas. Quero evitar ao máximo ter que andar a fazer contas, embora saiba que por vezes é necessário, também acho que pode ser muito angustiante.

Beijocas e bom fim de semana

At 28/1/06 3:19 da tarde, Anonymous Anónimo 

olá amiga
obrigada pela tentativa de ajuda, eu já andava a bater com acabeça na parede, mas afinal resolveu-se sozinho. só não percebi uma coisa, como é que o BLORO se excedeu nos comentários dia 25 se ele só disse "Um beijo"? não deve ter sido essa frase tão pequena a causadora daquela confusão no meu blog...
beijinho grande Tuga

At 28/1/06 5:58 da tarde, Blogger NaRiZiNHo 

Hmmm....Mulher de coragem.
Para já não necessito disso. Felizmente engravidei mal comecei os treinos, agora vamos ver nesta 2ª oportunidade se a coisa corre bem.
Este gráfico já me tinha chamado atenção noutro blog e realmente parece ajudar bastante para quem necessita de saber. Bjs e boa sorte ;).

At 29/1/06 6:48 da tarde, Anonymous Anónimo 

ok, ok já percebi. Não tava era ver qd é q o Bloro me tinha deixado aquela mensagem, pq eu tive a explicar a bloro como é q me deixava um comment e quem escreveu fui eu, e eu não tinha escrito isso. mas essa frase q tu referes não de bloro e sim de Sol e Lua (n meu blog o nome de quem comenta vem abaixo do comentário)
Obrigada na mesma e agora toca a deixar coments no meu blog para aquilo voltar ao normal. bjs Tuga

At 30/1/06 2:28 da tarde, Blogger Musa 

Amiga, tu medes a temperatura há quanto tempo!??!!!!!!
Eu, ao fim de 3 meses, estava dar em doida! O que vale é que agora com a pílula, não vale mesmo a pena...
Beijinhos grandes e boa semana!
Musa

At 30/1/06 4:23 da tarde, Anonymous Anónimo 

Olá linda!

Pois, também conheço o fertility friend e até tenho a assinatura vip. Mas a verdade é que toda a história de medir temperaturas me deu cabo do juizo. Tanto que acabei por desistir de medir a temperatura. É que aqueles gráficos, juntamente com a data da ovulação a mudar constantemente (no meu caso) estavam a por-me doida (ainda mais do que já sou... lol)
Jinhooss e boa sorte, querida!
Ana Isabel

At 1/2/06 4:42 da tarde, Blogger Mocas 

Obrigada pela dica! Vou cuscar :)

At 12/5/06 12:16 da tarde, Anonymous Anónimo 

o que fazer quando se tem insónias?
6 horas de sono seguidas? para mim é um luxo...

At 2/8/06 10:18 da manhã, Anonymous Anónimo 

Este metódo , tbm é eficaz p quem tem ciclos irregulares?

At 2/8/06 10:22 da manhã, Anonymous Anónimo 

Para , quem tem insónias há inumeras razoes( stress, preocupaçoes e pr ai além ) deve evitar as causas ds streess. E ajudar c/ chás de ervas q sao bons calmantes( camomila,cidreira, )
E nao assista progrmas violentos antes de dormir... u nao assistir mesmos a tv qdo já estiver na cama.