09 junho 2006
Lubitel 166-U
Esta é um dos meus "recuerdos" de Cuba!

Há muito que queria experimentar uma TLR (twin lens reflex)pois muitas das minhas fotos de infância foram tiradas com uma Yashica da minha Avó. Infelizmente já não fui a tempo de a salvar pois há uns anos trocou-a por uma máquina tipo poquet por sugestão do Fotografo local... coisas de pessoas pouco informadas... enfim.

Não é valiosa nem nenhuma antiguidade, apesar do aspecto, mas é difícil de encontrar (um dos barómetros mais fiáveis é o ebay). Foi fabricada entre 1984 e 1991 e apesar de ser considerada por muitos como uma toycamera, acho que é uma máquina para levar muito a sério pois permite focar, definir velocidades e aberturas...

Funciona com filme de 120mm e permite obter fotos de 6x6 e de 4,5x6. O visor é enorme, confuso e de difícil utilização. O obturador é junto à lente e é necessário "arma-lo" antes de disparar. Ainda não percebi muito bem se para tal será melhor utilizar o polegar ou o indicador. Cada fotografia demora alguns minutos a preparar (coisa que já me tinha desabituado há anos desde que deixei de utilizar a minha SLR -single lens reflex- manual) e o resultado não se sabe muito bem qual é (sensação também já muito distante desde que adquiri a primeira máquina digital).

Mas o objectivo é mesmo a pura diversão... foi o que aconteceu hoje: tirei as primeiras fotografias :>))

No início muito desajeitada já que é um modo de fotografar totalmente diferente do que estou habituada, mas lá fui avançando. Já tirei 5! Uma provavelmente desfocada, duas sobrepostas (porque me esqueci de passar o filme ;>P) e as outras duas talvez estejam bem. Uma coisa é certa: estou curiosa por ver o resultado lol.

Para quem tiver curiosidade enquanto esperam... resultados alheios aqui e aqui.

Contem com a minha ausência nos proximos dias pois vou estar outra vez por terras de sua magestade!

 
nota da criolinha às 22:24 |


6 Comments:


At 10/6/06 3:59 da tarde, Blogger Unknown 

Q máximo! Adorei subretudo o pormenor do Made in Russia...realmente é comum encontrar por lá coisas material russo (no nosso hotel, era o teclado do computador, q tinha umas letras esquisitoides e q me pareceu ser do abecedário russo).
Depois mostra-nos as fotografias!
Beijinhos e boa viagem!
Alexandra

At 11/6/06 10:43 da manhã, Blogger Summer 

Boa viagem e quando voltares quero ver as fotos.
Beijocas.

At 12/6/06 11:10 da manhã, Blogger Bem Me Queres 

Londres!!!!! Sortuda, adoro a cidade e estou com mta vontade de lá voltar. Diverte-te!
Bjs docinhos
Cláudia

At 12/6/06 9:16 da tarde, Blogger Musa 

Bem , já vi que és mesmo uma profissional!...
Acho a máquina o máximo embora não entenda nada do funcionamento, mas vou esperar ansiosamente pelos TEUS resultados que tenho a certeza serão o máximo!
Beijinhos mto grandes!
Musa

At 13/6/06 3:17 da tarde, Blogger Clara 

Imagino o resultado da "aventura" fotográfica :P

Andas sempre na passeata!

Boa viagem

At 15/6/06 9:53 da manhã, Blogger Catarina Agostinho 

QUE RELIQUIA! MUITO ENGRAÇADA!
BEIJOKAS
CATARINA E JOÃO