21 março 2007
Cheiro a primavera
O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...


E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...

Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do mundo...

Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...

O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...


Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar...


Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...

Alberto Caeiro - O Guardador de Rebanhos (1911-1912)

Hoje... Foi o primeiro dia da Primavera mas também foi dia de outras coisas importantes:
Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
Dia Mundial da Floresta (Dia Mundial da Árvore)
Dia Mundial da Poesia
Dia Universal do Teatro
Mais?

Escolhi o Girassol como símbolo deste dia... um dia brilhante, frio mas solarengo, ventoso mas tranquilo... um bom dia para recomeçar.

Segundo crenças populares, acredita-se que um girassol na horta, para além de afastar os mosquitos dos melões, dá sorte. (Mas quem é que tem horta hoje em dia? Serve um quintal? E um canteirozito?)
Em Espanha, para se ter sorte é preciso que os girassóis sejam 11. (11? Porque não 12 ou 13? Se houver por ai algum visitante espanhol que se explique por favor. Eu proponho 7 ;) e já é dar muito trabalho ao jardineiro)
Também parece que as sementes da planta curam a infertilidade e, na Hungria, acreditam que colocar algumas sementes de girassol no rebordo da janela, no princípio da gravidez, que virá um rapaz. (Depois desta já estou a imaginar o pessoal todo a correr para as lojas de animais e a esgotar o stock de comida para papagaio... sim senhora... belo contributo para a ciência)

Etiquetas: ,

 
nota da criolinha às 22:29 |


8 Comments:


At 22/3/07 9:37 da manhã, Blogger NaRiZiNHo 

Também gosot de girassois...aliás tenho coisas bonitas para fazer :P
Ontem nem tempo tive para me lembrar da poesia :S, mas adormeci a ler o Codex :S, digamos que eram 22:30 :S
:-*

At 22/3/07 10:42 da manhã, Blogger Dina 

Bem lá vou ter que plantar uma carrada de girassois, pode ser que isso resulte em alguma fertilidade
beijocas

At 22/3/07 10:45 da manhã, Blogger Inca 

Isso é que vai ser, tudo a plantar girassóis, lol!
eu tb gosto mt de girassóis, não tenho nenhum plantado no meu canteiro, mas acho que vou plantar um!, não tantos como os nossos hermanos dizem, credo!
beijinhos

At 22/3/07 10:48 da manhã, Blogger Mocas 

Boa Amiga!!! Muito Boa Sorte!!!

Sabes, desisti do homeopata e de panaceias e marquei uma consulta de infertilidade ... é já para a semana!! ai ...

Beijinho grande!!!

Mocas

At 22/3/07 11:50 da manhã, Blogger Bárbara - Sol e Lua 

Desejo que todos os teus sonhos que cumpram:-)

beijocass

At 22/3/07 2:54 da tarde, Blogger R. 

Gosto muito de girassóis. Não é à toa que Van Gogh é dos meus pintores favoritos. E também gosto muito de sementes de girassol. Não sei se tenho alma de pássaro mas realmente os meus pensamentos voam!

Amiga obrigada pelo teu optimismo. Passaste-o um bocadinho para mim!

beijo grande

At 22/3/07 11:30 da tarde, Blogger Maria 

Cá em casa temos girassóis mas são artificiais! Esses não devem contar, pois não? :D

Tanto optimismo tem de te trazer um bebé em breve, só pode!

Beijinhos grandes!

At 23/3/07 5:22 da tarde, Blogger Mary 

Lamento pela risquinha solteira...
Será que a loja de comida de animais ainda está aberta? É a sabedoria do povo... se resultasse é que era...
Bom fds