25 abril 2008
Uma Gaivota
Quando era bebé a minha mãe cantava-me canções de embalar que até hoje recordo com carinho. Como nasci no verão quente de 74 as canções de embalar não eram propriamente inocentes. Ela escolhia sempre as partes mais românticas e uma das minhas preferidas fala de gaivotas e de papoilas e de crianças, tendo como mote, claro, a Liberdade. Aqui ficam as partes escolhidas do poema de Ermelinda Duarte:

Uma gaivota voava, voava,
asas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo qualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Como ainda não investi tempo e dinheiro em actualizar-me no assunto vou-lhe cantando o que sei (incluindo esta) e ele adora! Acho que o que importa é ele ouvir a voz da mami num tom melódico e suave :P

Foto via olhares.com (Luis Rodrigues)

Etiquetas: , , ,

 
nota da criolinha às 13:20 |


10 Comments:


At 26/4/08 11:42 da manhã, Blogger Bem Me Queres 

Sabes que há dias me lembrei disso. Não sei mtas canções de embalar e vou ter de actualizar o reportório se quero fazer sucesso com as pinkies. Vai dando dicas :-))
Beijinhos nossos

At 26/4/08 5:06 da tarde, Blogger Time Traveller 

Concordo que o importante é mesmo ouvir a voz da mamã e do papá :)

Até podes estar a cantar um rock n' roll - desde que o faças em tom de embalo e com a tua própria voz, o teu lindinho vai adorar :)

Aparece lá no meu novo blog... acho que já te disse quem sou, não foi?

Kiss grande :)

At 27/4/08 10:29 da tarde, Blogger Susana Pina 

Parabéns pelos 2 mesinhos do S. como o tempo voa...
Quanto À canção da gaivota, foi a 1ª canção que aprendi, e andava sempre a cantá-la sem saber o significado que ela trazia.
Um bj grande
susana

At 28/4/08 3:09 da tarde, Blogger R. 

Ainda hoje canto tantas vezes essa canção. Também me lembra a minha infância :-) estou certa que o teu S. tb a adora ainda mais cantada pela sua linda mamã.

Parabéns pelos 2 mesinhos.

beijos com aroma a liberdade

At 28/4/08 3:33 da tarde, Blogger NaRiZiNHo 

Oh, não te lembras de mais?
Essa também conheço mas há outras do nosso tempo :)
:-*

At 28/4/08 5:30 da tarde, Blogger Anna72 

É curioso! Das músicas da minha infância que os meus pais me ensinaram, essa é a que recordo mais vivamente e ainda sei a letra toda! :)

Beijocas e boas cantorias ;)

At 29/4/08 2:01 da tarde, Blogger Zezinha 

Eu cantei sempre essa canção a todos eles..e hei-de cantaar aos netos.. é LINDAAAAA..jokitas

At 29/4/08 4:14 da tarde, Blogger stardust 

Um canção da minha infância tmb, mas que já não recordava. Eu canto mais uns "Indo eu, indo eu..", a da Abelha Maia, a do "dartacão" (sim a do dartacão!!), etc. Mas essa é de facto uma boa canção!

Beijocas

At 30/4/08 1:35 da manhã, Blogger free browny 

por qki também cantamos muito ;)
ele adora

At 30/4/08 11:42 da manhã, Blogger Angela 

A minha Ritinha adora Rui Veloso e Pedro Abrunhosa, que são as musicas de que eu me lembro das letras. As músicas infantis, recordo-me do início, portanto canto-lhe sempre só meias músicas.
O importante é eles gostarem !!!
Beijos